Essa página cita fontes, mas não cobrem todo o conteúdo.
AQUICULTURA E PESCA
Pintado entra na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção. Decisão ocorre porque o peixe entrou pela primeira vez na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção, na categoria vulnerável.
Pseudoplatystoma corruscans, popularmente conhecido como Pintado.
O Ministério do Meio Ambiente proibiu a pesca do surubim em todo o Brasil, a partir de segunda-feira (5), porque o peixe foi incluído pela primeira vez na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção, na categoria vulnerável.
O surubim, chamado também de pintado, cujo nome científico é “Pseudoplatystoma Corruscans”, — que é a espécie com a pesca proibida. Com isso, além da pesca, está proibida também a comercialização, transporte, o armazenamento e até mesmo a prática do pesque e solte. A inclusão do peixe na lista pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) obedeceu a uma extensa análise de critérios internacionais.
As espécies como Pseudoplatystoma punctifer e Pseudoplatystoma tigrinum, chamados também de surubins, não constam da lista de proibição.
O surubim é de grande interesse para a pesca, é reconhecido pelo seu tamanho, que pode chegar a um metro de comprimento, é famoso por ter bastante carne, e ser muito saborosa e de poucas espinhas. Pintado entra na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção
A Portaria do Ministério do Meio Ambiente nº 148, de 7 de junho de 2022, incluiu a o Pseudoplatystoma corruscans, popularmente conhecido como “Pintado”, na Lista Oficial das Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção, na categoria Vulnerável (VU).
O Pseudoplatystoma corruscans refere-se apenas ao peixe da espécie de Pintado que ocorre nas Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco, Paraguai, Paraná e Uruguai. No entanto, as proibições se aplicam para todo o território nacional.
Para outras espécies popularmente conhecidas como Pintados e Surubins (Pseudoplatystoma punctifer e Pseudoplatystoma tigrinum) não houve proibição de pesca, devendo ser respeitados apenas as legislações vigentes quanto ao defeso e ao tamanho mínimo de captura.
Pseudoplatystoma punctifer
Pseudoplatystoma tigrinum
As espécies constantes da Lista ficam protegidas de modo integral, incluindo, entre outras medidas, a proibição de captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização. A nova Lista, bem como as proibições associadas, entra em vigor a partir de 6 de setembro de 2022.
Douglas C. da Silva.
Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Santo Amaro - UNISA.
Foco em Aquicultura.
FONTES BIBLIOGRAFICAS:
Pintado entra na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção — Português (Brasil) (www.gov.br)
Ministério do Meio Ambiente proíbe pesca de pintado no Brasil | CNN Brasil
imprensa@agro.gov.br
Categoria
Agricultura e Pecuária
Tags: aquicultura e pesca