👇 Faça sua pesquisa aqui! 👇
👇 Faça sua pesquisa aqui! 👇
Essa página cita fontes mas não cobrem todo o conteúdo.
👇 CARPA HÚNGARA OU CARPA COMUM👇
Carpa comum.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actionopterygii
Ordem: Cypriniformes
Família: Cyprinidae
Gênero: Cyprinus
Espécie: Cyprinus carpio
Carpa Húngara é uma variedade de cyprinus carpio, ela pode apresentar escamas pelo corpo todo ou apenas uma linha de escamas no dorso e nas laterais, essas são chamadas de ( sete escamas, carpa espelho, Húngara espelho entre outros).
É muito legal poder falar desse peixe para vocês, já que, por muitas vezes esse peixe é mal falado ou mal compreendido principalmente dentro da piscicultura brasileira por conta do sabor da sua carne.
A carpa é um peixe com rendimento de carne muito grande, boca mole, não apresenta dentição na mandíbula, peixe que se alimenta no fundo dos lagos ou rios. Espécies de origem asiática, sendo uns dos peixes mais criados no mundo, e, aqui no Brasil sua criação está concentrada na região sul.
Peixe muito consumido na china, dividido entre carpas Húngaras, capa cabeçuda, carpa capim e carpa prateada. E qual seria o motivo desse peixe com um potencial gigante na piscicultura é tão mal compreendido?
Aqui no Brasil ,essa carpa acabou sendo mal vista, pelo gosto de barro em sua carne.
Existe uma razão para isso!
No fundo de lagos e rios existe um tipo de algas, principalmente em lagos com águas mais transparentes , fundo com bastante lama. Quando o peixe se alimenta dessa alga acaba passando para sua carne um gosto que lembra lama. Esse gosto pode ser passado para os peixes que mexem muito o fundo lamoso ou ate mesmo, manejo de redes na despesca , essa algas ficam por mais tempo em contato com o peixe, sendo eles como:
Curimbatá
Tilapia
Cat fish americano
Peixes que vasculham muito o fundo dos lagos.
Se você amigo pescador, que consome a carne de algum desses peixes citados e principalmente a Carpa, esse peixe não tem gosto de barro, isso é um manejo inadequado da água, principalmente dentro da piscicultura ou pesqueiros. Se a criação desse peixe for em água de boa qualidade, o gosto da sua carne é de excelente nível, sendo ela de cor meio amarelada, mas, não tem sabor de barro, ótimo peixe para comer frito.
Alguns pesquisadores relatam que, a Carpa em especial não tem um suco gástrico para processar essa algas ou algumas cianobactérias localizado no fundo e nas laterais do lago, já que as carpas não tem estomago verdadeiro, consequentemente após a introdução, esses micro-organismos liberam toxinas onde confere o gosto de barro na carne do peixe.
Ponto positivo desse peixe na criação:
Peixe que cresce muito, podendo atingir mais de dois quilos em um ano, desenvolvimento rápido, peixe dócil podendo ser criado com outras espécies de peixes .
De acordo com Biólogo Junior da Piscicultura Aquaminas, não é recomendado ter muita carpa no lago já que ela fuça muito o fundo do lago ou as beiras deixando buraco e a água mais barrenta. O ideal seria 1 carpa para 5 ou até mesmo 10 metros quadrados.
Outra qualidade boa desse peixe são a sobrevivência em aguas com pequena quantidade de oxigênio e, não é sensível a temperaturas baixas .
é um peixe que na época do frio, cai bem no anzol e proporciona ótimas brigas principalmente se o pescador estiver com material leve.
A carpa apresenta dois barbilhões ou órgãos sensitivos nas laterais da boca, que ajuda a achar seu alimento, esse peixe pode atingir até dois quilos por ano, se, estiver em condições ideais de criação, e pode chegar em um peso final de até 20 Kg. e quase 1 metro de tamanho.
São predadores de larvas e ovos de peixes nativos, podendo interferir na diversidade da fauna nativa. É uma espécie hospedeira do parasita Lernaea cyprinacea, gerando prejuízos drásticos á piscicultura, já que o seu tratamento é bastante difícil e oneroso, além de haver a necessidade de se empregar produtos altamente tóxicos para o controle ou até eliminar o parasita.
Originária de grandes lagos e rios da Ásia, Europa e África, onde as populações selvagens enfrentam riscos de extinção, é muito difundida como peixe de criação em vários ambientes nos quais pode ser consideradas espécies invasoras.
Etimologia.
Carpa originou-se do alemão Karpfen, através do latim tardio carpa.
Espécie invasora:
Populações de carpa se espalham muito na América do Sul e na Oceania, onde possuem menos predadores naturais e são capazes de sobreviver em ambientes aquáticos adversos para a maioria dos outros peixes.
Douglas C. da Silva.
Graduando Ciências Biológicas pela Universidade Santo Amaro - UNISA.
Foco em Aquicultura.
Total mérito aos autores, encontrados logo abaixo.
Referências bibliográficas:
http://www.aquarismopaulista.com/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
Piscicultura Aquaminas