👇 Faça sua pesquisa aqui! 👇
👇 Faça sua pesquisa aqui! 👇
Essa página cita fontes, mas não cobrem todo o conteúdo.
Oceanografia física
Objetivo nos estudos e pesquisa da Oceanografia Física é:
Propriedades físico-químicas da água do mar ( temperatura, salinidades ).
Técnicas de medições de variáveis de interesse no oceano, como correntes, marés, etc.
Propagação de ondas sonoras e eletromagnéticas no oceano.
Natureza das águas oceânicas e suas classificações em “ tipos de água “ e“ massas d’água “
Movimentos no oceano sob a forma de correntes e de ondas em diversas escalas.
Interação da atmosfera com o oceano atraves dos ventos da radiação da umidade etc.
Influência dos corpos celeste no oceano formando as marés astronômicas.
Massas de ar.
Massas de ar são grandes volumes horizontais de ar que possuem características homogêneas de temperatura, umidade e pressão. Tais características são adquiridas na região de origem dessas massas e se propagam para outras áreas á medida que elas se deslocam.
Tipos de massas de ar.
Existem duas maneiras de se classificar uma massa de ar, conforme a latitude ou região do planeta em que se surgiram, e também conforme a superfície sobre a qual foram gerados, podendo ser oceânicas ou continentais .
Vamos usar como modelo o Brasil, já que ele sofre variações de cinco massas diferentes: massa Equatorial continental (mEc), Equatorial atlântica (mEa), Tropical continental (mTc), Tropical atlântico (mTa) e a polar atlântica (mPa).
OBS: É importante perceber que as massas de ar resguardam as características das regiões de onde elas surgem. Por exemplo: uma massa originada em uma zona muito fria e úmida será igualmente fria e úmida.
Equatoriais:
São formadas nas regiões próxima da linha do equador, são massas de ar quentes e comumente estáveis. Quando formadas sobre os oceanos e sobre as florestas tropicais, carregam muita umidade. Aqui no Brasil essa massa de ar de aspecto quente e úmida é originada na região central do estado brasileiro do amazonas. Nos meses de verão pode favorecer manutenção nas temperaturas e precipitações podendo alcançar as regiões do centro-oeste e no sudeste como São Paulo e Minas Gerais.
Evento de precipitação sobre rio da Amazônia, cuja ocorrência é propiciada pela atuação da massa equatorial continental.
Tropicais:
São aquelas que se formam nas proximidades dos trópicos de câncer ou de capricórnio respectivamente no hemisfério norte e sul. Quando formado sobre os oceanos são massas tipicamente quentes e úmidas.
Polares:
São aquelas formadas nas regiões mais frias do planeta em latitudes superiores a 50º norte ou sul. portanto, são massas bastante frias e úmidas quando formadas nas superfícies oceânicas, e frias e secas quando se formam sobre as superfícies continentais.
Massa Equatorial continental ( mEc ):
Diferentemente das demais massas que têm origem em superfícies continentais a ( mEc ) é uma massa quente e úmida. Isso ocorre porque ela surge sobre a floresta Amazônica, que possui alta troca de evapotranspiração, o que eleva os índices de umidade derivada dos extensos cursos d’agua que formam a bacia Amazônica. Essa massa atua durante todo o ano na região Norte do Brasil, mas ganha forças no verão e se desloca também para outras regiões.
Massa Equatorial Atlântico ( mEa ):
Trata-se de uma massa quente e úmida que tem origem sobre as águas do oceano Atlântico. Atua principalmente nos litorais Norte e Nordeste do Brasil, ganhando mais força durante o verão.
Massa tropical Atlântico ( mTa ):
Origina-se sobre o oceano Atlântico e, por isso , carrega consigo bastante umidade. Atua sobre o litoral do Brasil por estados das regiões sul e sudeste chegando também em parte do nordeste. No inverno, a sua intensidade é reduzida, especialmente na região sul do país.
Massa tropical continental ( mTc ):
Origina-se próximo ao tropico de capricórnio, adentrando no território brasileiro a partir do sudeste. Atua durante todo o ano sobre as regiões centro-Oeste e sul principalmente, e perde um pouco da sua força durante o inverno. Trata-se de uma massa quente e de baixa umidade.
Massa tropical Atlântico ( mPa ):
Principalmente massa de ar fria que atua no território brasileiro o que se dá com maior intensidade durante o inverno. Além das baixas temperaturas, caracteriza-se também pelos elevados teores de umidades. Causando queda de temperatura e chuvas frontais que decorrem do encontro de uma massa fria com outra massa quente. Na região Norte é responsavel pela friagem.
Fatores ambientais que atingem os oceanos.
Aula sobre oceanografia física - nicho biológico.
Douglas C. da Silva.
Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Santo Amaro - UNISA.
Foco em Saúde Pública, Engenharia da Pesca e Aquicultura.
👇Total mérito aos autores, encontrados logo abaixo. 👇
Mundoeducacao.uol.com.br/geografia/massas.
Material do curso de Noções de Oceanografia.
Wikipédia.
Google.
Canva.