👇 Faça sua pesquisa aqui! 👇
👇 Faça sua pesquisa aqui! 👇
Essa página cita fontes mas não cobrem todo o conteúdo.
👇CASCUDO COMUM OU CASCUDO ABACAXI👇
. Classe: Actionopterygii.
. Família: loricariidae
. Ordem: siluriformes
Siluriforme compreende uma ordem de peixes caracterizados principalmente pela ausência de escamas, ordem de peixes teleóteos, que reúne 34 famílias, cerca de 412 gêneros, e 2.405 espécies, representados no Brasil pelos bagres, Jaús, Piraíbas entre outros.
Nomes comuns:
Acari, Acari Bodó, Bode Casa Velha, Cascudo comum, Cascudo Abacaxi.
Distribuição e habitat:
Tendo origem na América do sul e América Central, encontrado com frequência ao longo da bacia do rio Amazonas e espalhados pelas Bacias brasileiras e seus afluentes. Foi introduzido em alguns países como: Indonésia, Malásia, Singapura, Filipinas, Porto Rico e Estados Unidos.
Ambiente e Parâmetro da água:
Demersal; água doce ° pH: 6.0 - 8.0
Dureza: 10 - 20 ° Clima : tropical; 23° C - 30°C.
Nota: Esta espécie é tolerante a diversos parâmetros de água, porém o ideal é mantê - lo em pH levemente ácido e temperatura tropical.
Alimentação:
Onívoro ( essencialmente herbívoro / detritívoro ). Em seu ambiente natural alimenta - se de detritos ( sólidos amorfos ), algas bentônicas, Fitoplâncton, secundariamente podem consumir vermes, larvas de insetos e ovos de peixes. Em cativeiro aceitará alimentos secos sem dificuldades, devendo ser fornecido regulamente alimentos de origem vegetal.
Comportamento Típico:
O cascudo é um peixe de hábitos noturno, ou seja, durante o dia a atividade do peixe tende a ser em menos intensidade. Muitas vezes encontramos o peixe escondido durante o dia em alguns lugares mais escurs como em baixo de troncos ou em pedras. É um peixe de fundo, enquanto se desloca, ele irá consumir algas e outros resíduos encontrados no fundo de rios, lagos ou até mesmo aquários.
É um peixe que possui placas ósseas cobrindo todo seu corpo. Em sua maioria, tende a ter a coloração amarronzada com alguns pontos ou padrões mais claros. Além disso, tem uma boca localizada na parte ventral com alta capacidade de sucção, razão pela qual são tão eficientes na remoção de algas. Seu tamanho é outro fator importante, a maioria chega por volta de 30 cm, mas podem chegar até mais de 50 cm. O peixe também tem caudas dorsais, peitorais e caudais. Possui uma cabeça avantajada com olhos pequenos no topo. os seus olhos possuem a capacidade de controlar a quantidade de luz a que são expostos, através de uma membrana que os cobre. Espécie do gênero Pterygoplichthys podem ser identificados a partir dos números de raios na nadadeira dorsal. Acima de 10 raios indica espécies de outros gêneros, incluindo espécies do gênero HYPOSTOMUS que são mais susceptíveis de serem confundidas com Pterygoplichthys. Possuem raios duros em suas nadadeiras peitorais de dorsal, servindo como defesa contra predadores. É uma espécie bastante tolerante a diversos parâmetros de água, podendo desenvolver uma gama de ácidos quando ocorrente em água mole e ácida, adapta-se rapidamente a pH alcalino e água dura, além de ser altamente tolerante a águas poluídas. Nao raramente podem ser encontrados em saídas de estações de esgoto usando como refúgio térmico. São considerados como peixes de ''couro'' e possuem uma camada bastante fina de muco epitelial externo, não suportando a presença de sal na água, podendo facilmente levá-lo a morte por desidratação devido a diferença osmótica criada.
Reprodução e Dimorfismo sexual:
Ovíparo. Machos cavam tocas horizontais nas margens dos rios, com profundidades variando entre 120 a 150 cm, que se estende para o fundo. Estas tocas são utilizadas como túneis de nidificação onde a fêmea irá depositar os ovos. Fêmeas podem liberar de 500 a 3000 ovos de uma só vez. Após a liberação dos ovos pela fêmea o macho irá fertiliza - los e expulsará a fêmea da toca. A partir disso o macho cuidará dos ovos até que os alevinos estejam nadando por conta própria. O pico de reprodução da espécie é no verão, como ocorre com a maior parte dos peixes tropicais, porém, podem se reproduzir por diversos meses em determinados locais. Seu dimorfismo sexual é um tanto um tanto difícil, comparando a papila genital de peixes adultos, os machos apresentam este papila projetada, enquanto fêmeas é menos evidente e plano junto ao corpo. Outra característica é as fêmeas possuírem o ventre mais roliço que os machos.
A maior parte das espécies de cascudos na natureza vivem em águas ácidas e moles, essas são as condições ideais para os cascudos. Por outro lado, as espécies criadas em cativeiro a muito tempo, costumam se adaptar a parâmetros flexíveis, aceitando inclusive águas levemente alcalinas e duras. Cada espécie tem valores ideais específicos, mas no geral, a ficha mostrada no início do artigo, compreende intervalos aceitáveis para a maioria dos cascudos. Outro fato importante é que muitas espécies são não gostam de dividir espaço com outros peixes e costumam se esconder durante o dia, portanto adicione bastante troncos e tocas para que eles possam se esconder da luz, de outros peixes e até das pessoas que chegam perto do aquário. Cascudos também preferem águas com correnteza no seu habitat natural, então ter um aquário com fluxo adequado de água pode recriar essa experiência e deixar seu cascudo ainda mais confortável. Apesar dos cascudos não se alimentarem de plantas, eles não são uma espécie indicada para aquários plantados. Como são espécies que revira o fundo, além de procurar esconderijos, acabam soltando e despedaçando com muita facilidade as plantas. Isso pode destruir todo cultivo e trabalho na montagem do aquário plantado.
Alimentação para cascudos em aquários:
No geral, cascudos são onívoros como relatamos no começo, mas em aquários o importante é que eles tenham uma dieta completa e balanceada, podendo ser ofertadas rações específicas para cascudos. Além disso a dieta por ser complementada com algas e até com vegetais como pepino e brócolis.
Comportamento com outros cascudos:
Algumas espécies de cascudos não convivem bem com outros exemplares da mesma espécie. É indicado no máximo um casal por aquário, indico um aquário a partir de 200 litros, assim terá mais espaços e evitara disputas por território.